A bursite é a inflamação de uma bolsa chamada sinovial, um tipo de saquinho cartilaginoso revestido por células endoteliais. Ela pode ou não se comunicar com as membranas sinoviais das articulações. A função desta bolsa é evitar o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo) ou proteger as proeminências ósseas. As bursas estão localizados próximas a articulações.
O tratamento é composto de antiinflamatórios, fisioterapia e repouso ou diminuição dos movimentos. Em casos graves pode haver a necessidade de cirurgia.
A nossa experiência com a bursite, paralelamente aos tratamentos convencionais tem apresentado resultados animadores, pois, o alongamento através de exercícios específicos do yoga e suas técnicas complementares, vem mostrando alívio da dor e restabelecimento acelerado, até porque, não há exercícios repetitivos (uma das contra-indicações mais relevantes).
É importante salientar, que em casos como a bursite ou quadros inflamatórios, a pessoa deve procurar um profissional particular e não praticar o yoga em uma turma normal.
Tenho presenciado muita gente com patologias diversas praticando yoga nessas condições (aproveitando o “pacote” da academia) sem um discernimento da importância de um atendimento personalizado, aonde há uma grande possibilidade de prejudicar o tratamento em andamento ou agravar a patologia.
____________________________